O seu trabalho reconhecido pelo público.
Facebook Instagram Wordpress
Notícias

Notícias

Projeto arquitetônico do Praça Americana traz referência histórica da cidade

Arquiteta dá detalhes do empreendimento e conta quais foram as inspirações


Julho de 2014 – O primeiro centro de compras de Americana – o Praça Americana Shopping Center – promete trazer consigo um projeto arquitetônico arrojado, inspirado principalmente no contexto histórico da região. O empreendimento inteligente foi pensado nos mínimos detalhes, tudo visando proporcionar uma área comercial de fácil entendimento, acessível e moderna.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, Célia Fulcher, todos os projetos elaborados para a 5R Shopping Centers procuram trazer um tema do ponto de vista conceitual: “No caso de Americana, foi feita uma pesquisa e constatou-se que a cidade foi um ponto estratégico e relevante para o estado, pois lá cruzavam linhas importantes de trens, ou seja, era um local de passagem e encontro de uma série de culturas, o que nos remete ao imaginário não só da trama física, mas também humana e sociológica. Além disso, a cidade teve papel importante na indústria têxtil, trazendo novamente o conceito da trama e dos encontros. Todo esse pricipio foi então capturado e colocado no projeto”.

Segundo a arquiteta, contemporaneamente falando, a cidade passa por uma fase de grande desenvolvimento econômico, o que também é mostrado no projeto através da intensidade de ocupação no espaço físico. “Utilizamos o grafismo do branco com o vermelho. O branco representando um ponto neutro, e o vermelho o ponto de intensidade máxima, tudo representado por uma forma geométrica simples e de fácil entendimento”.

O maior desafio concreto, no entanto, conta, foi com a topografia do terreno: “Por conta de uma pequena diferença de 20 metros entre a frente e o fundo do terreno, tivemos que criar alternativas que atendessem as necessidades do shopping. Porém, acabamos indentificando que essa diferença no nível do terreno era uma elemento atraente e poderia ser utilizado para facilitar o acesso do público ao local. Foi então que criamos duas entradas; uma no nível da rua e a outra direto para o segundo piso, com acesso através de escadas rolantes externas”, salienta Célia.

O Praça Americana terá quatro pisos, sendo o último o piso de destino – destinado à alimentação e lazer – que tem ainda uma fachada inteira voltada para a cidade, de onde é possível ter uma amhpla visão de Americana, além de trazer luz natural para o interior do centro comercial. “Os quatro pisos estarão interligados por duas praças que se comunicam verticalmente. Com todos esses elementos, conseguimos oferecer novidade e modernidade à cidade, além de garantir toda a facilidade de acesso que o cliente busca”, conclui.

Sobre o Praça Americana Shopping

Este empreendimento inteligente foi pensado nos mínimos detalhes para que todas as pessoas se sintam à vontade dentro de um espaço planejado exclusivamente para elas. O Praça Americana Shopping contará com 235 Lojas; 10 lojas de serviços; 1 academia; 1 complexo de cinema com 6 salas 100% digitais; 2 centros de Lazer; 29 operações de fast-food; 2 restaurantes e 1.200 vagas de estacionamento (cobertas). O primeiro centro de compras de Americana promete ainda trazer consigo um projeto arquitetônico arrojado, inspirado principalmente no contexto histórico da região, tudo visando proporcionar uma área comercial de fácil entendimento, acessível e moderna. Para saber mais, acesse: www.pracamericanashopping.com.br

Sobre a 5R Shopping Centers

A 5R Shopping Centers é uma joint venture entre duas grandes especialistas nas áreas de incorporação, desenvolvimento e administração. O grande diferencial da empresa é prospectar, desenvolver, administrar e comercializar seus shoppings centers de maneira independente, pois seus executivos têm uma visão de longo prazo dos seus negócios e projetos, isso permite a integração de todas as áreas e atividades em seus empreendimentos, o que os tornam investimentos seguros.