6 Dicas Para Evitar Falsos Leilões

Confira a seguir as dicas para você evitar cair nas armadilhas dos leilões falsos.

GERAL

Pedro Correa de Castro

2021-07-07 2 min read

No mês passado, foi ao ar uma matéria no Fantástico sobre golpes em Leilões e resolvi trazer o tema e dicas de como identificar um site verdadeiro. Os clientes que chegam para a gente sempre trazem, em algum momento, esse questionamento. Talvez tão importante quanto fazer um bom negócio nos leilões seja fugir desses golpes. Por isso, vou te passar algumas dicas importantes, que vão eliminar essa objeção.

Dica 1: Todos os leiloeiros oficiais devem se cadastrar na junta comercial do respectivo Estado. Por isso, o primeiro lugar que você deve procurar para saber se aquele leiloeiro que você está pesquisando é idôneo é na relação do site da junta comercial.

Dica 2: Além de pesquisar na junta, você deve pesquisar nos tribunais do seu Estado a relação de leiloeiros. Alguns tribunais só disponibilizam a lista por datas de leilão. Mas nessa lista estarão os juízos e os nomes e sites dos leiloeiros, o que já é suficiente para atestar a idoneidade.

Dica 3: Existem sites, como o leilãoseguro.org.br, que possuem uma lista extensa de sites de leilões falsos. Você pode consultar lá também. Colocar o nome do site ou leiloeiro seguido das palavras “fraude”, “golpe” ou “reclame aqui” é outro meio de saber.

Dica 4: Sempre desconfie de pagamentos adiantados. Descontos para pagamentos rápidos também são indício de fraude. O trâmite normal de um leilão é só haver o pagamento após a finalização do leilão. Vendas diretas existem, mas elas normalmente são de bens que já foram a leilão em um determinado processo, mas não foram arrematados em 1ª ou 2ª hasta.

Dica 5: Outro indício de que o site é falso é o registro. Muitos dos sites são registrados em locais e em domínios fora do Brasil, justamente para dificultar a fiscalização e a investigação. Desconfie se o site não terminar em .br ou se ele estiver registrado em outro país. Além disso, leiloeiros oficiais só podem ter sites hospedados no Brasil.

Dica 6: Uma das artimanhas utilizadas pelos criminosos é a troca de grafia no nome dos leiloeiros ou dos sites. É comum encontrarmos sites com nomes muito parecido de leiloeiros conhecidos. Por exemplo backleiloes.com.br, com site falso leilaoback.com, que já se encontra fora do ar.

Essas são apenas algumas das dicas que, para quem está habituado ao mundo dos leilões, podem ser suficientes. Agora, se você for leigo, deve tomar mais cuidado. O ideal é que você procure uma assessoria especializada e familiarizada com o mundo dos leilões, para ter a tranquilidade de lançar em um leilão real e realizar o melhor negócio possível e com a segurança necessária. Mas fique atento, pois essa é só uma das análises que devem ser feitas antes de entrar em uma disputa.

Logo De Castro Assessoria

contato@decastroassessoria.com.br
+55 51 98212-5742

Parceiros

Copyright © De Castro Assessoria 2020. Todos os direitos Reservados.